Uma de nossas frentes é o Atendimento, que é como atingimos diretamente as crianças, jovens e seus familiares. Ela é dividida em 5 diferentes programas, buscando proporcionar atenção múltipla para os quixotinhos. O atendimento é o meio de contato direto com as crianças, jovens e famílias que chegam ao Projeto Quixote.

  • PROGRAMA DE ATENÇÃO À FAMÍLIA

    Por trás de uma criança em situação de risco há uma família em situação de risco. É por isso que o Projeto Quixote presta atenção especial a esse público através do Programa de Atenção à Família. Cuidando-se da família, cuida-se da criança. Retira-se das crianças e dos adolescentes parte do peso que de suas angústias e leva-se o tema para toda a família.

    Assim, enquanto os jovens e crianças que frequentam o Quixote estão participando de suas atividades, os familiares, e principalmente as mães, participam de grupos de discussão em que colocam em pauta as questões de sua família e de seus filhos. Elas também participam de oficinas de geração de renda em que aprendem a fazer artesanatos, quitutes e bordados que podem ser vendidos em sua comunidade e até mesmo gerar uma cooperativa. Além disso, alguns dos produtos produzidos pelas mães são vendidos no próprio Projeto Quixote através da LOJA QXT, dos BREXOTES e de diversos bazares sociais.

    Além das oficinas, os familiares também passam por acompanhamento clínico no Quixote e, se precisar, os profissionais do QXT fazem visitas domiciliares.

  • PROGRAMA CLÍNICO E PSICOSSOCIAL

    O público atendido pelo Projeto Quixote são crianças e adolescentes vivendo em situação de grande vulnerabilidade social, sem acesso a educação, arte, e serviços básicos como a saúde.
    O Programa Clínico e Psicossocial oferece atendimento psicológico, psiquiátrico e médico além de oficinas que oportunizam vivências coletivas, artísticas, esportivas e educativas, com uma equipe conceituada e multidisciplinar, garantindo que o Projeto Quixote seja referência em atendimento nas áreas de saúde mental, abuso de drogas e violência.

    Sob a coordenação deste programa são realizados dois serviços em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo:

    – SPVV – Serviço de Proteção a Vítimas de Violência / CUIDAR: que presta atendimento específico para crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual.

    – CAPS AD/IJ – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Infância e Juventude: O CAPS é uma política pública do Ministério da Saúde voltada especialmente para a questão da saúde mental que é aplicada pelo Projeto Quixote. 

  • PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO

    No primeiro contato dos atendidos com o QXT, o acolhimento, a equipe se preocupa em identificar quais são as demandas individuais de cada jovem. Ao longo dos anos notou-se uma demanda muito comum entre eles: se inserir no mercado de trabalho. Foi para atender adequadamente a essa necessidade que surgiu o Programa de Educação para o Trabalho, que se divide em diferentes atividades, buscando atender as variadas maneiras de se trabalhar e obter renda em nossa sociedade, inclusive aquelas que não são tradicionalmente vistas como opções de trabalho.

    A primeira atividade do Programa de Educação para o Trabalho é o Quixote Jovem, curso diário que atualmente atende 50 jovens por semestre no períodos da tarde, e que aborda competências que o QXT considera como básicas para a inserção no mercado de trabalho, como Empreendedorismo, Mundo do Trabalho, Comunicação, Informática e Graffiti.

    Especialmente para aqueles que se interessam pelo graffiti, uma oportunidade é a Agência Quixote Spray Arte, iniciativa em que os jovens aprendem a técnica do graffiti e, acompanhados de graffiteiros profissionais, realizam serviços de graffiti remunerados. Se você quiser contratar um serviço de graffiti, ou simplesmente saber mais, dê uma olhadinha na página da agência aqui no site.

    Outra possibilidade semelhante à agência é a Usina de Imagem, onde os jovens aprendem técnicas de vídeo e produzem vídeos encomendados, sendo remunerados. Veja mais na página da Usina aqui no site.

  • PROGRAMA PEDAGÓGICO

    O Programa Pedagógico do Projeto Quixote busca  desenvolver a formação global,  social, expressiva e cognitiva  das crianças e adolescentes participantes que chegam, estimulando-os em todas as suas potencialidades e oferecendo oportunidades para que saibam atuar, interagir e construir novas aprendizagens

    Para responder a estes desafios do mundo atual, buscamos focar nos no desenvolvimento das competências, na capacidade de aprender permanentemente e na formação de valores e atitudes que permitam construir uma nova história. 

    O trabalho é centrado na arte/cultura, oficinas lúdicas, dança, música, grafitti, informática, trabalho, atividades de preservação do meio ambiente e reaproveitamento de materiais recicláveis, além das festas, teatro e passeios. As oficinas são espaços de inclusão de diferenças,  interesses, necessidades e linguagens, bem como de acolhimento às diversas formas de expressão cultural, no exercício  do respeito aos limites próprios e alheios.

    O programa pedagógico procura ampliar a integração entre escola e comunidade e contribuir para construção do pertencimento.

    Para desenvolver esse trabalho contamos com projetos e parcerias. Uma das parcerias é com a SMADS da Prefeitura de São Paulo através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – SCFV. Clube da Turma do Projeto Quixote de Vila Mariana. 

  • REFUGIADOS URBANOS

    Este programa tem foco numa das populações mais vulneráveis atendidas pelo Quixote: as crianças e jovens que vivem em situação de rua.

    A gente esquece, mas nem sempre nossas casas e famílias são bonitas e acolhedoras como em comercial de margarina. Muitas vezes a violência, o abuso e a opressão começam dentro de casa. Este é o maior motivo que leva as crianças as ruas, a violência, em suas mais diferentes formas.

    Se você ficou curioso com relação ao nome do programa, a gente explica. Citando Auro Lescher e Claudio Loureiro, coordenadores do Projeto Quixote “Essas crianças e jovens, quando rompem ou interrompem seus vínculos familiares e se apropriam do espaço das ruas do centro da cidade, viram protagonistas da cena urbana: pequenos Quixotes, exilados dentro de suas próprias cidades.” Assim, longe de suas comunidades de origem e de suas famílias, essas crianças e jovens ocupam o centro da cidade como num campo de refugiados, sem lugar seguro para ir ou voltar. Apesar da sensação de liberdade e da ausência de autoridade e controle, as calçadas são sempre ameaçadoras e depois de alguns dias lá, a rua se torna um lugar onde ninguém aguenta, onde a vida é como a de um soldado no front.

    O objetivo final do Programa Refugiados Urbanos é o rematriamento, ou seja, a reinserção dessas crianças e jovens em suas comunidades de origem. O  programa trabalha com suas famílias, que na maior parte das vezes se encontram no limite da linha da pobreza, desorganizadas e desestruturadas para recebê-los de volta. As crianças e jovens também são preparados para o retorno, passando por oficinas e atividades lúdicas.

    Baixe aqui a Pesquisa feita entre 2010 e 2011 com as crianças e jovens atendidos no Programa Refugiados Urbanos