No primeiro contato dos atendidos com o QXT, o acolhimento, a equipe se preocupa em identificar quais são as demandas individuais de cada jovem. Ao longo dos anos notou-se uma demanda muito comum entre eles: se inserir no mercado de trabalho. Foi para atender adequadamente a essa necessidade que surgiu o Programa de Educação para o Trabalho, que se divide em diferentes atividades, buscando atender as variadas maneiras de se trabalhar e obter renda em nossa sociedade, inclusive aquelas que não são tradicionalmente vistas como opções de trabalho.
A primeira atividade do Programa de Educação para o Trabalho é o Quixote Jovem, curso diário que atualmente atende 50 jovens por semestre no períodos da tarde, e que aborda competências que o QXT considera como básicas para a inserção no mercado de trabalho, como Empreendedorismo, Mundo do Trabalho, Comunicação, Informática e Graffiti.
Especialmente para aqueles que se interessam pelo graffiti, uma oportunidade é a Agência Quixote Spray Arte, iniciativa em que os jovens aprendem a técnica do graffiti e, acompanhados de graffiteiros profissionais, realizam serviços de graffiti remunerados. Se você quiser contratar um serviço de graffiti, ou simplesmente saber mais, dê uma olhadinha na página da agência aqui no site.
Outra possibilidade semelhante à agência é a Usina de Imagem, onde os jovens aprendem técnicas de vídeo e produzem vídeos encomendados, sendo remunerados. Veja mais na página da Usina aqui no site.