Outra área de atuação é a Formação e Pesquisa. Todos os dias,  o trabalho gera aprendizados, novos manejos, novos conceitos.  Muitas descobertas ocorrem nas oficinas, nos atendimentos com as famílias, nos grupos, nas reuniões e trocas da equipe. Os desafios enfrentados exigem reflexão e estudos.

Por ter nascido em uma universidade, a UNIFEESP, logo entendemos que conhecimento precisa ser compartilhado.  Pode parecer paradoxal, mas o sonho do Projeto Quixote é não precisar existir.  Para isso acontecer, antes uma rede social deve ser  protetiva  e garantir que crianças e adolescentes possam pertencer e usufruir dos recursos sociais de educação, saúde, arte em seus bairros e comunidades. Assim, trabalhamos para que  diversas organizações possam ser fortalecidas em seus manejos de trabalho com este público e para que nossos aprendizados possam influenciar políticas públicas para  a infância e a juventude.

Por isso,  a Área de Formação e Pesquisa realiza cursos, supervisões, seminários para educadores e gestores da rede social em todo o Brasil. Os espaços de formação geram trocas de experiências com diversos profissionais e fortalecem a rede de atendimento. Além disso, a Área também publica livros de apoio e realiza pesquisas que geram subsídios para políticas públicas para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. Nossas publicações e as pesquisas podem ser encontradas na seção BIBLIOTECA .

Para participar dos cursos acompanhe nossas redes sociais. E se quiser ser avisado dos nossos cursos se inscreva no  formulário aqui no site, na seção Cursos.