PROJETO QUIXOTE É O VENCEDOR DO PRÊMIO CRIANÇA 2020

Informações sobre o post

No final de outubro, o Projeto Quixote foi anunciado vencedor do Prêmio Criança 2020, organizado pela Fundação Abrinq com parceria da Fundação José Luiz Egydio Setúbal. A 23ª edição do prêmio foi destinada a projetos voltados à promoção da saúde mental das crianças e dos adolescentes. Foram 139 instituições inscritas, 22 selecionadas para entrevistas e 7 finalistas. Além do prêmio, a organização também recebeu 25 mil reais pelo primeiro lugar, doados pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal. 

Para o Projeto Quixote, é extremamente significativo receber este prêmio voltado à saúde mental, porque valoriza nossa forma de atuação integrada e tridimensional, o olhar clínico, pedagógico e social que é o tripé em que estruturamos todas as nossas atividades. “O Projeto Quixote nunca olhou a criança como “saúde” ou “saúde mental”, ou “educação”, ou “assistência social”, ou “cultura”, ou “habitação”. Nós olhamos a criança, o adolescente e sua família. A gente acredita que o vínculo afetivo, o respeito e a dignidade promovem saúde, saúde mental e o ser humano, que é nossa maior preocupação”, comentou Graziela Bedoian, coordenadora de Ensino e Pesquisa, durante o anúncio do vencedor.

“Cuidar da saúde mental na infância gera benefícios para a vida toda e queríamos ressaltar a importância disso com o Prêmio Criança 2020. Ficamos muito felizes e até mesmo honrados por poder contribuir e reconhecer iniciativas como o Projeto Quixote, que tem esse olhar voltado à saúde mental das crianças e dos adolescentes. O nosso reconhecimento é uma maneira de mostrarmos que é possível incluir a temática no dia a dia das organizações e esperamos que sirva de inspiração para muitas outras para que possam beneficiar cada vez mais crianças. O Projeto Quixote sem dúvidas mereceu este prêmio”, relata Victor Graça, executivo da Fundação Abrinq.

O HUMANO É MAIS FORTE QUE O VÍRUS

Em 2020, a pandemia de covid-19 tornou o trabalho do Projeto Quixote ainda mais desafiador, fazendo com sua equipe de cerca de 70 funcionários tivesse que se reinventar, trabalhando em esquema de plantão, passando a doar cestas básicas e material de limpeza para as famílias atendidas, e adaptando todo o seu programa de oficinas, atendimentos médicos, psicológicos, educativos para o modo virtual. “Nós todos temos sido muito guerreiros porque a pandemia tirou de nós a ferramenta de trabalho que é o contato, é a presença. Pensou que ia tirar, porque o humano é mais forte que o vírus”, completou Bedoian.

Para Auro Lescher, coordenador-geral do Projeto Quixote, é importante relembrar em momentos o personagem da literatura que inspira todo o trabalho da organização: “Em Dom Quixote, nosso (anti)herói, entorpecido pela leitura das histórias de cavalaria, passa a vida toda do Romance por peripécias que oscilam entre o sublime e o ridículo, num transe que tem seu contraponto na racionalidade de Sancho Pança, até ser resgatado por amigos e familiares. Voltando à sua casa, retorna também da loucura, essa espécie de exílio da razão, para finalmente morrer. Ou morre porque recupera a razão.”

“Este ‘nascimento-vida-e-morte’ do personagem do primeiro Romance da literatura moderna, em 1615, ao tratar da história particular de um exílio, ao mesmo tempo, simboliza a capacidade do ser humano de sonhar, pensar e agir, no trabalho árduo e ininterrupto do discernimento entre realidade e delírio, trabalho este, tão importante quanto atual. E que acabará por definir como estamos posicionados, individualmente e enquanto sociedade, em relação ao sublime e ao ridículo”. 

O Prêmio Criança 2020 é um reconhecimento desta “capacidade de sonhar, pensar e agir, no trabalho árduo e ininterrupto do discernimento entre realidade e delírio” do Projeto Quixote.